SECRETARIA DE FINANÇAS

Competência e Departamentos

Competências / Informações sobre os Serviços

Secretaria Municipal de Finanças

A Secretaria Municipal de Finanças é o órgão responsável pelo planejamento, execução e fiscalização da política econômica e financeira do Município de Santa Terezinha. Atua de forma integrada com outras secretarias na gestão orçamentária, contábil, patrimonial e tributária, assegurando a correta aplicação dos recursos públicos.

Principais atribuições

  • Coordenar e fiscalizar a política econômica e financeira do Município.
  • Participar da elaboração dos projetos de lei orçamentária anual (LOA), lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e plano plurianual (PPA).
  • Organizar os serviços de contabilidade para garantir o controle da execução orçamentária e o levantamento dos balanços e demonstrativos financeiros.
  • Acompanhar a execução orçamentária, movimentação de recursos e abertura de créditos adicionais.
  • Garantir a exatidão das contas anuais e a apresentação oportuna de balancetes, balanços e relatórios contábeis.
  • Efetuar o lançamento, arrecadação e cobrança dos créditos tributários e não tributários, com inscrição na Dívida Ativa quando necessário.
  • Atualizar e manter os cadastros físico, fiscal e econômico do Município para aprimorar a arrecadação de tributos e preços públicos.
  • Controlar a tesouraria municipal, garantindo que todos os pagamentos estejam devidamente liquidados e documentados.
  • Coordenar e acompanhar a gestão da frota municipal.
  • Executar outras atividades correlatas, conforme determinação do Chefe do Executivo Municipal.

Leia Mais

Prefeitura Municipal de Santa Terezinha do Tocantins-TO
© 2025 Todos os direitos reservados.
Versão 10052025.320neo