Temas como “o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes “são assuntos recorrentes de campanhas preventivas.

A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha do Tocantins - TO, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com Secretaria Municipal de Educação realizaram, no mês de maio, palestras na Escola Isabel Santana de Freitas com as técnicas: assistentes sociais do CRAS e Educação, Solane e Edna, como parte das ações desenvolvidas durante o mês em Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

As ações deram início no Centro de Referência da Assistência Social- CRAS, com as crianças e adolescentes do Serviço de Convivências e Fortalecimento de Vínculos. As orientadoras sociais: Thaís e Lucinéia encerraram as atividades sobre o tema com um concurso de desenho em alusão ao dia 18 de maio. Houve premiações para primeiro, segundo e terceiro lugar.

Os profissionais envolvidos trabalharam o assunto com as crianças e adolescentes de forma lúdica com o “semáforo do toque”, boneca usada para ensinar onde as crianças não devem ser tocadas.

Ademais, as técnicas do CRAS e Educação deram continuidade as ações na escola São Pedro no Povoado Fortuna.

Denúncia

As pessoas precisam ser vigilantes e denunciar os casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes. O telefone que o denunciante pode utilizar sem precisar ser identificado é o disque 100. A ligação é gratuita.