A culminância do projeto “Coco Babaçu: Da Pobreza à Nobreza” foi realizada no dia 28 de novembro de 2025, a partir das 18h30, em Santa Terezinha do Tocantins, celebrando o resgate cultural e a valorização da história das quebradeiras de coco na região.
O projeto, trabalhado pelos professores da EJA durante os meses de outubro e novembro, abordou a importância social, econômica e ambiental do babaçu. As atividades incluíram estudos sobre a Lei do Babaçu Livre, uma aula especial com o engenheiro agrônomo Uectorri Torres, além de uma visita à Bioindústria TOBASA, em Tocantinópolis.
Competição das Quebradeiras de Coco encanta o público
O ponto alto da noite foi a tradicional competição das quebradeiras de coco, que contou com a participação de mulheres da comunidade. A presença marcante da Dona Filonilia, de 91 anos, emocionou o público. Ao receber o microfone, ela afirmou: “Eu só queria participar.”
Apresentações culturais e palestras
A programação contou ainda com:
Autoridades presentes
O evento contou com a presença do prefeito Irmão Doda, vice-prefeito João Mateus, secretário de Educação Raimundo Borges, secretário de Agricultura Klause Belarmino, além do ex-deputado federal do Pará Zé Lima, que certamente veio as lembranças marcantes de sua infância relacionadas ao babaçu na região.
Durante a culminância, foi aberto espaço para que estudantes e membros da comunidade comercializassem produtos derivados do coco babaçu, fortalecendo o empreendedorismo local.
Formação do Pacto da EJA
Toda a ação integrou as atividades formativas do Pacto da EJA, nos círculos de cultura presenciais e virtuais, sob mediação da formadora local Adriana Mendes Moreira. O trabalho foi desenvolvido pelos professores da EJA:
A equipe de organização agradece de forma especial a todos os professores e servidores da Escola Municipal Isabel Santana de Freitas, assim como a todos que apoiaram e colaboraram para o sucesso do evento.
Ganhadores da competição
Categoria Feminino:
1º lugar – Professora e produtora rural Marinete
2º lugar – Servidora pública Iraci
Categoria Masculino:
1º lugar – Senhor conhecido pelo apelido “Pintura”
2º lugar – Eudes
O evento foi marcado por emoção, memória, cultura e reconhecimento do babaçu como símbolo de resistência e riqueza histórica da comunidade.