Ouvir Texto Stop

 Secretaria Municipal de Educação realiza dia “D’ da Busca Ativa Escolar

  A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha do Tocantins através da Secretaria Municipal de Educação, Equipe Intersetorial da Busca Ativa Escolar e parceiros: Escolas Municipais, Conselho Tutelar, CMDCA, Secretarias Municipais, de Assistência Social, Saúde, Governo e etc. realizaram a ação dia “D” da Busca Ativa Escolar, ação que visa erradicar a Evasão Escolar de Crianças e Adolescentes de (4 a 17 anos) com idade escolar obrigatória.

A Busca Ativa Escolar acontece de forma intersetorial, atendendo as políticas públicas, além da Educação. Na caminhada pelas ruas da cidade reuniu, Dirigentes M. de Educação, Assistência Social, Saúde, Orientadores Pedagógicos, Diretores Escolares, Coordenadores Pedagógicos, Assistente Social, Psicóloga, Professores, Vereadores, alunos da rede municipal de ensino e pais de alunos.

De acordo o Secretário Municipal de Educação: “Foi uma ação conjunta com todos os setores, com o objetivo de chamar atenção da comunidade que a escola é para todos, onde realizamos a divulgação da Campanha FORA DA ESCOLA NÃO PODE! A qual reforça que toda a criança e adolescente tem o direito de aprender e que a escola é para todos.” Enfatizou o gestor da pasta Raimundo Borges da Silva.

 Sobre a Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento etc, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.

Todo o processo é acompanhado pela ferramenta tecnológica, que funciona como um grande banco de dados que facilita a comunicação entre as áreas, armazena dados importantes sobre cada caso acompanhado e apoia na gestão das informações sobre a situação da criança e do adolescente no município e/ou estado. A ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo, como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para facilitar o uso dos profissionais que não têm acesso a dispositivos móveis.