ITELMA BELARMINO DE OLIVEIRA

Em 27 de outubro de 1974, filha de Narciso Belarmino de Oliveira e Maria das Dores de Oliveira, nascia Itelma Belarmino de Oliveira Resplandes.

Carismática, desde a mais tenra idade Itelma esbanjava simpatia por onde passava e demonstrava espírito de liderança. Atuante na Igreja Católica, ela foi organizadora de apresentações culturais e religiosas, atuando por um bom tempo como catequista de inúmeras crianças e adolescentes. Com apenas 15 anos de idade foi estudar em São Paulo, No Convento Maria Mãe Dos Apóstolos, onde concluiu o ensino fundamental e viveu momentos de ricas oportunidades e conhecimento.

Retornando a Santa Terezinha, que ainda era um simples povoado, trabalhou como telefonista no posto telefônico e, em 1994, concluiu o Magistério no Colégio Castelo Branco de Nazaré. Em virtude da sua determinação, logo assumiu a função de professora no Colégio Estadual José Feliciano Ferreira.

Casou-se, em 1995, com Rommeniggy Gercione Araújo Resplandes, que por dois mandatos exerceu o cargo de vereador e com quem tem quatro filhos: Ronieri, Rommenggy, Raianardi E Diogo. Logo após seu casamento, Iitelma passou a morar na capital tocantinense, mas em 1997, por convite do 1º prefeito de Santa Terezinha, Nilson Gonçalves, o seu esposo veio a assumir a Secretaria de Saúde do Município. Em 1999, Itelma foi aprovada em concurso público e, desde então, atua como educadora. Em 2001, assumiu a função de chefe de departamento da Educação e, em 2003, foi nomeada como Secretária Municipal de Educação.

Professora Itelma, com seu carisma natural, paciência e sabedoria, ganhou a simpatia da maioria dos servidores e da comunidade. Em 2007, seu nome foi sugerido como pré-candidata a prefeita e, em 2008, ela apoiou como candidato Manoel Alves, que foi vice-prefeito na primeira gestão da prefeita Professora Itelma, de 2013 a 2016.

Professora Itelma considera que a sua história já estava traçada e deus tinha grandes projetos para sua vida. Para isso, em 13 de setembro de 2008, na Igreja Evangélica Ministério Madureira, Deus a transformou e salvou.  Deus também lhe mandou uma mensagem, através da Pastora Maria José e os pastores Tarso, Tiba e Leomei profetizaram o que hoje é realidade: Itelma seria prefeita de Santa Terezinha.

Após sofrer um acidente de moto, em 2010 a Professora Itelma voltou a trabalhar, dessa vez na Prefeitura de Nazaré e como professora universitária no Instituto Bom Pastor de Imperatriz - Maranhão, atuando em várias cidades do Tocantins.

Em 2012, Professora itelma compartilhou seu início de caminhada com vários pré-candidatos. Em uma campanha eleitoral vitoriosa, Professora Itelma recebeu o apoio da comunidade, o carinho dos correligionários e o suporte dos aliados em um processo que foi chamado por alguns opositores de luta do tostão contra o milhão. O resultado dessa fé, dessa luta tendo apenas o poder de deus nas mãos, veio em 7 de outubro com a vitória expressiva nas urnas, com 53,83% dos votos.

Em 2016, após realizar uma gestão voltada para o atendimento à comunidade e realização de grandes obras, Professora Itelma voltou a se eleger, exercendo agora seu segundo mandato à frente do Executivo Municipal.